ACIDENTE DE TRABALHO: QUAIS OS MEUS DIREITOS?

Se você sofreu um acidente de trabalho, saiba que pode buscar diferentes tipos de indenização em uma ação trabalhista:

Danos materiais: Cobrem despesas que o trabalhador teve ou terá futuramente por conta do acidente de trabalho, incluindo despesas médicas, lucros cessantes (valores que você deixou ou deixará de receber em razão do acidente) e pensão vitalícia, caso o acidente resulte em incapacidade permanente total ou parcial para o trabalho.

Danos estéticos: Indenização por sequelas visíveis, como cicatrizes, amputações ou queimaduras, que impactem a aparência física do trabalhador.

Danos morais: Indenização pelo sofrimento psicológico, angústia ou prejuízo à dignidade da vítima, gerando traumas emocionais.

Estabilidade provisória: Após o fim do auxílio-doença acidentário, o trabalhador tem estabilidade no emprego por 12 meses. Se for demitido nesse período, pode solicitar reintegração ou indenização.

Essas indenizações podem ser acumuladas, conforme o caso. A responsabilidade da empresa será avaliada com base na culpa (negligência ou imprudência) ou conforme o risco da atividade exercida pelo trabalhador.

Posts Relacionados

Regularize sua situação fiscal e volte a emitir CND

Se por conta de sua situação fiscal, você está pesquisando por termos como “como limpar o nome da empresa na Receita Federal”, “como voltar a emitir CND” ou “vantagens de regularizar dívida ativa” este artigo é para você.

Atenção! Negocie suas dívidas com o governo: edital aberto até o dia 30 de maio

Se você está se perguntando "até quando posso aderir à transação tributária?", a resposta é clara: até o dia 30 de maio de 2025. Depois disso, a oportunidade pode desaparecer, junto com os descontos e facilidades oferecidas neste edital.

Conhece as vantagens da transação tributária? Entenda como ela pode ajudar sua empresa

Neste artigo, você vai entender os principais benefícios da transação tributária e por que ela pode ser o ponto de virada para quem enfrenta dificuldades fiscais.